domingo, 15 de maio de 2011

Bom para quem gosta

O que o público quer ver são os carros e muita ação. Quanto a isso, não há do que reclamar.

No geral as pessoas costumam ir ao cinema para se divertir ou para refletir sobre algo. É claro que se puderem encontrar as duas coisas ao mesmo tempo, melhor, mas isso é muito raro hoje em dia. O que os estúdios têm feito é criar filmes para um público específico, mesmo que este não esteja acostumado a ir ao cinema.

O longa Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio(Fast Five, 2011, EUA) da Universal Pictures, segue a risca tal conceito. Lançado pela primeira vez em 2001, a franquia encantou muita gente com todos aqueles carros maravilhosos, belas corridas, adrenalina e mulheres vistosas. Ou seja, quem gosta de games, assiste corridas ou simplesmente é apaixonado por carros, não teve dúvida, foi assistir. Apesar do sucesso, a franquia se perdeu e precisou juntar os cacos para voltar a funcionar. O desempenho das continuações não agradou tanto assim a seu próprio público. Agora, porém, ignorando sem medo as histórias anteriores, para agradar a seus fãs, o último filme trouxe novamente todos os astros dos anteriores.

Na trama Dominic Toretto(Vin Diesel) é resgatado da prisão por sua irmã Mia(Jordana Brewster) e seu namorado Brian O´Conner(Paul Walker). Não demora muito, e eles vão para o Rio de Janeiro, prontos para mais um trabalho. O que de início era apenas pegar alguns carros transformou-se num esquema para tirar dinheiro do maior traficante da cidade.

Apesar de ser no Rio de Janeiro, não se surpreenda caso note algumas imagens estranhas. Algumas cenas foram rodadas na cidade maravilhosa, mas grande parte delas foram feitas na cidade de Porto Rico. Prova disto é a insistência das câmeras em mostrar o Cristo Redentor, como que para lembrar a plateia de que ali é o Brasil. Sem contar é claro, a bandidagem, as favelas e as mulheres do funk. Tudo muito clichê. Mas, para quem não conhece o Rio, não há problema. O que o público quer ver mesmo são os carros e muita ação. Quanto a isso, não há do que reclamar.

Após o estrondoso sucesso nos Estados Unidos(a estréia do filme arrecadou 86,6 milhões de dólares no primeiro final de semana, sendo a melhor da história da Universal), é evidente que teremos um sexto filme. O próprio estúdio já anunciou.

Com isso, não se surpreenda se houver o sétimo ou o oitavo, tudo vai depender das bilheterias. Agora, convenhamos, com exceção de "Star Wars", qualquer filme que tenha mais de cinco sequências só pode ser do gênero horror. Enfim, bom para quem gosta.

Avaliação: Regular

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=BGlGTy90Kuk

2 comentários:

  1. Pelo jeito você não gostou...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, o filme só tem essas coisas pra agradar quem gosta. Cinema não é só isso. Ainda bem que não fui ver.

    Bjo, belo texto!

    ResponderExcluir